Anúncios

DOSSIÊ TEMÁTICO:  “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POR UMA ABORDAGEM CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR”

O desenvolvimento brasileiro no século XX foi marcado por ações importantes que permitiram uma mudança no eixo dinâmico da economia do país. Porém, essas ações careceram de uma visão social e humana, sobretudo no que concerne aos aspectos interdisciplinares, de gestão e formação. Pensar, contemporaneamente, o desenvolvimento regional exige mais do que uma abordagem econômica, mas uma articulação interdisciplinar e, especialmente, crítica. É preciso um novo pensar que não apenas adapte modelos estrangeiros, mas construa uma forma brasileira de compreender os desafios regionais, que são “gigantes pela própria natureza” do país. Sob esta perspectiva, a Revista Profanações abre chamado para trabalhos que envolvam a temática do desenvolvimento regional, nos aspectos de Políticas Sociais, Gestão e Formação, a fim de compor o dossiê: “Desafios contemporâneos do desenvolvimento regional brasileiro: por uma abordagem crítica e interdisciplinar”.

Toda a comunidade acadêmica brasileira é convidada a colaborar com estudos teóricos e empíricos sobre a questão regional no Brasil.

São temáticas centrais do dossiê:

- Políticas sociais e suas implicações no contexto regional;

- Diagnóstico do desenvolvimento regional: construção de modelos próprios;

- Desenvolvimento profissional, identidade e diversidade no desenvolvimento regional;

- Trabalho, identidade e trajetórias profissionais no contexto regional;

- Processos formativos e desenvolvimento;

- Relações de trabalho e saúde do trabalhador;

- Interdisciplinaridade e relações de trabalho;

- Inovação e gestão tecnológica nas organizações;

- Gestão de Projetos e Programas;

- O papel do profissional da assistência social nas ações de desenvolvimento regional;

- Organizações públicas e privadas e o desenvolvimento regional.

Prazo de envio dos artigos: 30 de Junho de 2020.

 a) Os artigos submetidos ao dossiê devem seguir as orientações da Revista Profanações, disponível nas Diretrizes para Autores no link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/about/submissions

 b) Os autores precisam destacar na primeira página que o artigo está sendo submetido para o dossiê: “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POR UMA ABORDAGEM CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR”.

 c) No momento da escolha de Seção, quando submeter o artigo, selecionar a opção: DOSSIÊ

 Editores responsáveis:

- Profa. Dra. Gladis Camarini – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG;

- Prof. Dr. Sandro Luiz Bazzanella – Universidade do Contestado – UnC – Canoinhas/SC

 

 

 

 

REVISTA PROFANAÇÕES - CHAMADA 2020 

A Revista Profanações é uma Revista científica de orientação epistemológica interdisciplinar, acolhendo artigos advindos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de diversas áreas do conhecimento, entre elas: Filosofia,  História,  Antropologia, Sociologia, Pedagogia, Teologia,  Literatura e Direito, que dialogam com as categorias conceituais do pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben e de seus interlocutores entre eles: Hannah Arendt, Michel Foucault, Walter Benjamin, Slavoj Zizek, Alain Badiou, Jacob Taubes, Deleuze; Tony Negri; Achile Mbembe, Carl Schmitt, Roberto Esposito. Neste diálogo vale também considerar reconhecidos intérpretes do pensamento de Agamben e de seus interlocutores.

A Revista Profanações é uma Revista de “Fluxo Contínuo” recebendo submissões de artigos científicos a qualquer momento e, submetendo-os imediatamente a avaliação de seu corpo de avaliadores. 

Com o intuito de orientar os pesquisadores a Revista Profanações abre chamada temática para o primeiro semestre de 2020.  O prazo final para submissão vinculada a esta chamada temática é 31 de julho de 2020.

A temática geral norteadora deste primeiro semestre de 2020  vincula-se a obra  de Agamben: Stasis: la guerra civile come paradigma político (Stasis: A guerra civil como paradigma político), volume II.2 do projeto Homo Sacer, a partir da qual se desdobram sub-temáticas de interesse da Revista entre as quais: estado de exceção; a estatização da vida biológica e a produção de vida nua; “o campo de concentração como paradigma da contemporaneidade; biopolítica; tanatopolítica; necropolítica; o esvaziamento da economia política pela supremacia da política econômica; a crise como técnica de governo; democracia e totalitarismo; xenofobia, intolerância, racismo, violência e direitos humanos; a  política como guerra continuada por outros meios, entre outras temáticas correlatas.

Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof

Dúvidas entrar em contato através do e-mail: agambenbrasil@gmail.com ou sandro@unc.br.

  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENTREVISTAS, RESENHAS, TRADUÇÕES.

    2022-10-10

    A Revista Profanações (http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof) é um periódico de fluxo contínuo, vinculado ao Grupo de Pesquisas Interdisciplinar em Ciências (CNPq) da Universidade do Contestado – Santa Catarina - Brasil. Acolhe artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções vinculadas a áreas do conhecimento como: Filosofia, Sociologia, História, Antropologia, Ciência Política, Pedagogia, Direito, Geografia, entre outras áreas afins.

    Nesta perspectiva, a Revista Profanações oportuniza espaço para debates, reflexões e divulgação de trabalhos científicos, com o intuito de promover espaço de profanação das mais variadas dimensões da vida, que foram sacralizadas pelos imperativos biopolíticos, de gestão econômica, jurídica, política e administrativa da vida. “Profanar não significa simplesmente abolir e cancelar as separações, mas aprender a fazer delas um uso novo, a jogar, a brincar com elas”. (Giorgio Agamben).

    Propomos com perspectiva temática prioritária para submissão de artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções, o tema: “Stasis: a guerra civil como paradigma político: nacionalismo, fascismo, estado de exceção, vida nua”.

    Observação: A temática prioritária não exclui à submissão de artigos científicos, resenhas de livros, entrevistas com pesquisadores das mais diversas áreas de abrangência da revista e, traduções de temáticas afins, ou vinculadas aos aspectos relevantes do pensamento de filósofos, sociólogos, historiadores, antropólogos, cientistas políticos, antropólogos, pedagogos, juristas e geógrafos, entre outras áreas afins.

    Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof

     

     

     

     

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, ENTREVISTAS, RESENHAS, TRADUÇÕES.