Bartleby entre as duas mortes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.4925

Resumo

Esta pesquisa faz uma análise da personagem Bartleby, do conto “Bartleby, o escriturário” (2012), escrito por Herman Melville. O foco é própria personagem e analisanda a partir da negatividade žižekiana situada entre a interpretação de Agamben (2015), Bartleby como o ser em potência, e a leitura patológica de Byung-Chul Han (2017). Esta análise considera que o escriturário é impedido de se configurar como sujeito por ser a pura subjetividade, de acordo com a teoria Lacaniana e, conforme Slavoj Žižek (2008; 2013; 2017), está no nível zero da humanidade. Assim, na diegese da obra, Bartleby é o Real sem a verdade Simbólica, sem uma estrutura de vida que possa ser organizada em uma narrativa. Sua experiência com o mundo não é traumática pela falta do embate entre o ideal do Eu e o Eu ideal. Na narrativa de Melville, o simbólico não mutila o Real, mas o Real mutila o simbólico.

Palavras-chave: Bartleby; Materialismo lacaniano; Giorgio Agambem; Slavoj Žižek.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. Encanto. Rio Grande do Norte. Brasil. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Paulo Henrique Raulino dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Caraúbas. Rio Grande do Norte. Brasil. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Torres, L. R., Santos, P. H. R. dos, & Ponte, C. A. (2024). Bartleby entre as duas mortes. Profanações, 11, 17–34. https://doi.org/10.24302/prof.v11.4925

Edição

Seção

Artigos