A Ascensão do Nacionalismo Autoritário

uma análise a partir de Karl Marx e Wendy Brown

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4798

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o recrudescimento dos movimentos nacionalistas autoritários e de extrema direita em várias partes do mundo a partir de dois autores importantes no âmbito da filosofia política, que são Karl Marx e Wendy Brown. A partir das reflexões marxianas acerca da relação entre homem e Estado e do fetichismo da mercadoria, discutiremos como o nacionalismo pode ser entendido como uma forma de fetichismo, no qual a nação aparece como uma categoria que subordina os homens e os dirigem a combater tudo aquilo que não é pertencente a um determinado território, com um potencial de ruir a comunidade nacional. No que se refere à Wendy Brown, centraremos nossa análise a partir do seu diagnóstico acerca do fenômeno do amuralhamento enquanto resultado do declínio da soberania política que sustenta os Estados e o imaginário nacional contra os supostos inimigos que possuem o potencial de dissolver a nação, a saber, os imigrantes.

Palavras-chave: Marx; Wendy Brown; Nacionalismo; Amuralhamento; Fetichismo.

Biografia do Autor

Hian Sousa de Souza, Universidade Federal do Pará

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica na área de Filosofia Política (PRODOUTOR RENOVAÇÃO-UFPA/2021-2022). Belém, Pará, Amazônia, Brasil.

Loiane Prado Verbicaro, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca. Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Filosofia e Teoria do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Editora-Chefe da Revista Apoena – Periódico de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Integrante do GT Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito (CNPq). Belém, Pará, Amazônia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Souza, H. S. de, & Verbicaro, L. P. (2023). A Ascensão do Nacionalismo Autoritário: uma análise a partir de Karl Marx e Wendy Brown. Profanações, 10, 275–297. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4798

Edição

Seção

Artigos