Invasões neoliberais no direito do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3969

Resumo

Neste artigo analisa-se algumas invasões do neoliberalismo no direito do trabalho. O objetivo geral é compreender as expressões do neoliberalismo no direito do trabalho. Os objetivos específicos são contextualizar o neoliberalismo, destacar alguns efeitos e analisar as manifestações nas relações de trabalho. O método de abordagem foi o indutivo e o método de procedimento foi o monográfico, com pesquisa bibliográfica em fontes secundárias.

Palavras-chave: Relações de trabalho. Liberalismo. Reforma trabalhista.

Biografia do Autor

Elcemara Aparecida Zielinski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Sociedade Educacional de Santa Catarina (2020) e pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020-2021). Capacitada em Reforma a la Justicia Civil en América Latina pelo Centro de Estudios de Justicia de las Américas. Advogada.

Luiz Eduardo Cani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013), Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2015), Pós-graduando em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (2019) e Doutorando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor de Direito Penal (licenciado) na Universidade do Contestado. Professor convidado de Aspectos fundamentais da investigação criminal na Pós-Graduação em Direito Processual Penal Contemporâneo Aplicado do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal em convênio com a Universidade de Caxias do Sul. Colunista de Direito e Tecnologia no Direito.Tech e de Humanidades no Empório do Direito. Advogado criminalista.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

Zielinski, E. A., & Cani, L. E. (2021). Invasões neoliberais no direito do trabalho. Profanações, 8, 337–357. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3969

Edição

Seção

Artigos