Crítica à primazia da economia

uma análise Agambeniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3579

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma visão crítica da economia neoliberal e do processo que possibilitou a primazia do poder econômico. Fundamentando-se na visão crítica de Agamben, compreende-se que é frente ao econômico que as análises devem se situar para uma compreensão da contemporaneidade e para pensar formas de superação da vida nua. Para situar de maneira histórica e filosófica a problemática do artigo, inicia-se com uma análise da hegemonia ideológica do projeto neoliberal. No segundo momento, buscou-se relacionar economia com religião dando destaque a tese de Benjamin que “o capitalismo é realmente uma religião”, por entender que esse processo tem consequências éticas e políticas graves. No terceiro momento, seguindo os passos de Agamben, retorna-se aos primeiros padres da igreja para entender o processo teológico que mantêm viva essa relação da economia com a religião. Conclui-se que a economia capitalista herda as condições dadas pela teologia judaico-cristã. Ou seja, a partir do momento em que há a separação de reino e governo, a concepção de economia inicia a adentrar no âmbito da política, especialmente porque passa a configurar um modelo para aquilo que formará o início de uma ordem jurídica nas sociedades ocidentais.

Palavras-chave: Economia. Política. Neoliberalismo. Agamben.

Biografia do Autor

Ésio Francisco Salvetti, Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE)

Doutor de Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Doutor em Filosofia pela Università degli Studi di Padova - Itália, (Bolsista CAPES). Mestre em Filosofia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor e vice-diretor pedagógico do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Salvetti, Ésio F. (2021). Crítica à primazia da economia: uma análise Agambeniana. Profanações, 8, 99–122. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3579

Edição

Seção

Artigos