O CEJUSC em Rio Negrinho

análise da viabilidade de implementação nas demais cidades do Planalto Norte Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.3497

Resumo

Com a crescente alta de demandas judiciais nos últimos anos, vêm-se incentivando a autocomposição de conflitos, mediante os instrumentos da conciliação e mediação, tradicionalmente vinculada aos Juizados Especiais. Com a aprovação da Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, instituiu-se novo instrumento para a resolução amigável de litígios, traduzida nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), instituto que ainda se encontra em fase de instalação no cenário estadual. O objetivo central desta pesquisa é analisar a viabilidade de implementação dos Centros Judiciários nas demais Comarcas do Planalto Norte Catarinense. Para tal, adotou-se o aporte teórico-metodológico da pesquisa bibliográfica documental, quali-quantitativa mediante a abordagem exploratória. Constatou-se que os requisitos para a implementação dos CEJUSC’s são subjetivos, mas que de viável instalação nas demais Comarcas do Planalto Norte Catarinense, assim como em toda a extensão jurisdicional do Estado de Santa Catarina.

Palavras-Chave: Conciliação. Mediação. Planalto Norte Catarinense. CEJUSC. Rio Negrinho.

 

Biografia do Autor

Evelyn Bueno Vicente de Lima, Universidade do Contestado

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (Unc). Docente no curso de direito, campus Rio Negrinho, da mesma instituição. Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Carla Gabriela Fóssile Rauen, Universidade do Contestado (UNC)

Bacharela em Direito pela Universidade do Contestado (UNC), campus Rio Negrinho. Rio Negrinho, Santa Catarina, Brasil.

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Doutor em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Lima, E. B. V. de, Rauen, C. G. F., & Tomporoski, A. A. (2024). O CEJUSC em Rio Negrinho: análise da viabilidade de implementação nas demais cidades do Planalto Norte Catarinense. Profanações, 11, 1–16. https://doi.org/10.24302/prof.v11.3497

Edição

Seção

Artigos