Avaliação da educação profissional técnica

avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3039

Resumo

Este artigo apresenta aspectos históricos e marcos políticos sobre a avaliação em larga escala da educação básica, considerando seus pontos favoráveis e críticos, com o objetivo de investigar o que dizem sobre a avaliação da Educação Profissional Técnica de nível médio. Interpreta-se o alcance da prescrição legal e dos avanços sobre a avaliação na Educação Profissional Técnica de nível médio, a partir da análise das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), da estruturação do Sistema Nacional de Informação Profissional (SISTEC) e da análise documental sobre o tema. Destacam-se, também, uma iniciativa de avaliação da qualidade da Educação Profissional no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP). A análise documental indica que o PNE contempla a avaliação da educação profissional, em consonância com os princípios constitucionais, da garantia da qualidade do ensino. No entanto, os dados confirmam a distância entre prescrição legal e efetividade, como as iniciativas avaliativas incompletas ou sem definição, remetendo o estigma da educação profissional como uma categoria educacional de segundo plano. A avaliação empreendida pelo SENAI-SP apresenta fragilidade por não considerar aspectos como nível socioeconômico dos alunos, as especificidades das escolas e outros ambientes externos que influenciam no processo de aprendizagem do aluno.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Avaliação. Educação Profissional. SENAI-SP.

Biografia do Autor

Eliane de Alcantara Pereira, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Pesquisadora colaboradora na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA. Professora da Faculdade Tecnológica Senac-RJ.  

Alzira Batalha Alcântara, Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores, Universidade Estácio de Sá. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudo do Espaço na Baixada Fluminense (NIESBF), atuando na linha de pesquisa “Política Pública, Trabalho, História e Educação” e participa do grupo de pesquisa “Estudos de História da Educação Local” (EHELO), UERJ.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Pereira, E. de A., & Alcântara, A. B. (2020). Avaliação da educação profissional técnica: avanços e desafios. Profanações, 7(esp.2), 169–188. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3039