Representações sociais sobre educação alimentar e nutricional para professores

Autores

  • Paula do Valle Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) http://orcid.org/0000-0003-2835-6554
  • Alexandra Magna Rodrigues Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3019

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as representações sociais do professor de educação infantil sobre sua atuação na alimentação escolar na rede pública em um município do Vale do Paraíba Paulista. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa. Foi aplicado questionário sociodemográfico e realizada entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada por meio de análise conteúdo, com o auxílio do programa IRaMuTeQ e discutida à luz da Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 25 docentes, os quais demonstraram não possuir conhecimento sobre o Programa Nacional de alimentação Escolar, não mencionando participação na elaboração das atividades de Educação Alimentar e Nutricional e observou-se que a educação oferecida sobre alimentação saudável nas escolas é incipiente e utiliza conceitos ultrapassados sobre o assunto. Mostra-se necessária a oferta de formações abrangendo o Programa Nacional de alimentação Escolar, a fim de que a alimentação seja abordada como tema transversal. Embora a alimentação oferecida seja considerada de qualidade e tenha acompanhamento de nutricionista, a escola ainda não é compreendida como espaço de educação em saúde e nutrição, mostrando a necessidade de formação continuada para esses profissionais.

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Alimentação Escolar. Professores.

Biografia do Autor

Paula do Valle, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestranda em Desenvolvimento Humano. Universidade de Taubaté. São Paulo. Brasil.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)

Doutora em Psicologia na Université de Toulouse II (Le Mirail), Professora de pós-graduação no Mestrado em Desenvolvimento Humano (UNITAU) e no mestrado e doutorado em Educação (UNESA-RJ). Professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Minas Gerais. Brasil.

Alexandra Magna Rodrigues, Universidade de Taubaté

Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), Especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar (2002), Mestrado (2003) em Ciências Aplicadas à Pediatria e Doutorado em Ciências (2007) pela Universidade Federal de São Paulo. É professora Assistente da Universidade de Taubaté – UNITAU, no Curso de Nutrição. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu - mestrado) em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, e coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Nutrição em Saúde Coletiva: Atendimento Ambulatorial do Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional da UNITAU.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Valle, P. do, Chamon, E. M. Q. de O., & Rodrigues, A. M. (2020). Representações sociais sobre educação alimentar e nutricional para professores. Profanações, 7(esp.2), 83–101. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3019