Assédio moral no trabalho

uma forma de desengajamento moral

Autores

  • Priscila Fernanda Santiago Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão
  • Everaldo da Silva Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9716-8421

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2370

Resumo

Um dos fenômenos da violência humana no trabalho que mais tem chamado atenção é o assédio moral. Uma manifestação do desengajamento moral que, de forma velada e repetitiva, ganha espaço e interfere no contexto de vida dos trabalhadores envolvidos. Sendo o desengajamento moral uma prática que mostra a capacidade do homem elaborar explicações para justificar atos antissociais, eliminando ou minimizar a sensação de culpa ou censura, características típicas de indivíduos que assediam. Fundamental é entender que tal interferência acentua-se acompanhando as medidas radicais no mundo corporativo, visto que o assédio moral sempre esteve presente no trabalho como uma conduta abusiva, uma humilhação repetitiva e direcionada que atenta contra a dignidade, saúde física e psicológica de uma pessoa ou grupo. O estudo buscou contextualizar de maneira teórica as temáticas assédio moral e desengajamento moral, com foco no ambiente laboral, tendo por base os conceitos dos principais autores sobre o assunto.

Palavras-chave: Violência. Trabalho. Assédio Moral. Desengajamento Moral.

Biografia do Autor

Priscila Fernanda Santiago Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Administração. UEMA. Mestra em Psicologia. UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Maranhão. Brasil.

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto DE da Universidade Federal do Maranhão. Professor Visitante da Universidade de Barcelona - UB (2009-2011). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica.  A ênfase é em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Violência, Estado, Filosofia, Educação, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Interculturalismo, Multiculturalismo, Modernidade e Pós-modernidade.

Everaldo da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Possui doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (América). Graduação em Processos Gerenciais (Metodista).

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Ferreira, P. F. S., Amorim, W. L., & Silva, E. da. (2019). Assédio moral no trabalho: uma forma de desengajamento moral. Profanações, 6(Ed. esp.), 137–154. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2370