Contradições do discurso político entre a liberdade de expressão e o ódio

Autores

  • Daniel Arruda Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Isabela Bichara de Souza Neves

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1465

Palavras-chave:

Política. Liberdade de expressão. Imunidade parlamentar. Discurso de ódio.

Resumo

Motivadas pela necessidade de se colocar em pauta análises sobre a atual realidade política do nosso país, as presentes linhas visam explorar as contradições do discurso político em evidência, especialmente no que diz respeito à relativamente recente proliferação do discurso de ódio entre nós. Não apenas no nosso cotidiano politizado às avessas, tornado espetacular, de identidades cultivadas na falsidade, visivelmente indigente no que se refere à capacidade de reflexão. Interessa-nos aqui, sobretudo, o discurso de ódio parlamentar, o discurso de ódio que encontra ressonância e expressão entre os representantes eleitos para fazer justiça à vontade popular no Congresso Nacional. Submetendo à acareação o reconhecimento do direito à liberdade de expressão, a garantia constitucional de imunidade parlamentar e a proliferação dos discursos de ódio com efeitos discriminatórios, teremos como propósito colocar a questão de modo transversal e inteligível. Não faltam exemplos de ódios incrustados em falas de parlamentares durante o exercício de seus mandatos eletivos, acompanhadas do incentivo à propagação da intolerância e do racismo, com a perpetuação da opressão contra cidadãos e grupos minoritários.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Isabela Bichara de Souza Neves

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Egressa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Humanidades na Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo defendido o trabalho O embate entre a liberdade de expressão e a propagação de discurso de ódio num Estado Democrático de Direito: o discurso do Poder Legislativo. Advogada e residente jurídica da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Nascimento, D. A., & Neves, I. B. de S. (2017). Contradições do discurso político entre a liberdade de expressão e o ódio. Profanações, 4(1), 94–111. https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1465

Edição

Seção

Artigos