População, território e estatísticas públicas
articulação entre academia e institutos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4199Resumo
A produção do conhecimento na área de planejamento urbano e regional e demografia no Brasil é diversa, seja do ponto de vista teórico-metodológico, temático ou institucional. O programa de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas é sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, um órgão do IBGE. Baseado nessa vinculação, o programa tem seus objetivos estratégicos definidos tanto pelos desafios científicos da área como do IBGE, fomentando o avanço do conhecimento acerca da produção de estatísticas públicas e das condições de vida da população, especificamente em relação à dinâmica populacional e territorial. Até 2021 o programa já havia formado 388 mestres e 16 doutores, tendo egressos atuando em instituições públicas e privadas, no Brasil e em outros países. Aponta-se como seu principal desafio atual a consolidação do doutorado, o que envolve a ampliação do impacto científico de sua produção e ampliação da atuação dos egressos desse nível.
Palavras-chave: Demografia. Dinâmica Territorial. Produção de Estatísticas Públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.