Gestão de riscos e indicadores de preparação

estudo de caso no município de Palmeira/PR

Autores

  • Larissa Maria da Silva Ferentz Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR)
  • Eduardo Gomes Pinheiro Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR)
  • Carlos Mello Garcias Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1916

Resumo

A Gestão de Riscos antecede as etapas da Gestão de Desastres, sendo composta pela Prevenção, Mitigação e Preparação. Cada articulação é essencial para a minimização de impactos negativos na ocorrência de eventos extremos, por isto, uma equipe bem preparada estará apta a agir com agilidade e precisão, auxiliando o município na redução de danos e prejuízos. Tendo em vista sua importância, o presente artigo tem como objetivo verificar a preparação da gestão municipal de Palmeira, no estado do Paraná, propondo um método inédito com a utilização do instrumento Indicador de Preparação. Por meio de sua aplicação foi possível verificar sua efetividade quanto ao conhecimento da realidade municipal, a qual resultou em 64% do indicador. Não obstante, foi possível analisar também que caso o município utilizasse tudo o que os Planos Municipais de Contingência e de Proteção e Defesa Civil (PDC) apresentam, o resultado do indicador subiria para 71% no Plano de Contingência e para 96% no Plano PDC. Com as informações encontradas é possível apontar os principais setores que precisam de mudanças prioritárias para se alcançar a máxima preparação para desastres nas cidades.

Palavras-chave: Gestão de Riscos e Desastres. Indicador de Preparação. Proteção e Defesa Civil.

Biografia do Autor

Larissa Maria da Silva Ferentz, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR)

Mestranda em Gestão Urbana e Engenheira Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Eduardo Gomes Pinheiro, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR)

Doutor e Mestre em Gestão Urbana pela PUCPR, Bacharel em Segurança Pública - Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê - APMG. Especialista em Emergências Ambientais, em Administração - Segurança Pública, em Metodologia do Ensino Superior e Educação à Distância e em Redução do Risco de Desastre e Desenvolvimento Local Sustentável. 

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade de São Paulo, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Ferentz, L. M. da S., Pinheiro, E. G., & Garcias, C. M. (2019). Gestão de riscos e indicadores de preparação: estudo de caso no município de Palmeira/PR. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 243–262. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1916

Edição

Seção

Artigos