Comunicação sistêmica entre sustentabilidade e direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4823

Resumo

A definição de Desenvolvimento Sustentável se amplia ao longo do tempo e incorpora novos matizes à reflexão sobre a forma como a humanidade se relaciona com o meio ambiente. O movimento incorpora diferentes dimensões ao conceito de Sustentabilidade, perspectiva que desperta o interesse de diversas áreas do conhecimento, entre as quais o Direito. Neste contexto, o presente trabalho busca estabelecer a relação sistêmica entre Sustentabilidade e Direito, a partir de Sachs (1993 e 2002), Capra e Luisi (2014), e Capra e Mattei (2018). O estudo se justifica na crescente complexidade da sociedade e na relação de tal realidade com a questão ambiental. A metodologia de pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema organizada a partir do método sistêmico. A perspectiva desafia uma visão de mundo intrinsecamente presente na sociedade contemporânea e que dificulta a compreensão do problema e de suas soluções. Por sua vez, o roteiro aqui proposto amplia o conceito de Sustentabilidade, situa o papel do Direito no campo de debates e aproxima o tema à vida cotidiana.

Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade; Direito; Comunicação sistêmica; Revolução ecojurídica.

Biografia do Autor

Nicolau Cardoso Neto, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professor do Programa de Mestrado em Direito Público e Constitucionalismo (PPGD-FURB) e dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Blumenau (SC/Brasil).  Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de Blumenau - FURB, Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito Ambiental pela Fundação Boiteux - UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania e Diferenciação, na linha Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Sanitárias, Agropecuárias e Ambientais, linha Políticas de Saúde para populações humanas e de animais. Advogado. 

Clóvis Reis, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Bacharel em Direito e em Jornalismo, Doutor em Comunicação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania e Diferenciação, na linha Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais.

Luiza Sens Weise, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD-FURB, Pós-Graduada em Direito Público (UCAM), Bacharel em Direito (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania e Diferenciação, na linha Sustentabilidade Socioambiental, Ecocomplexidade, Políticas Sanitárias e Ambientais.

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Cardoso Neto, N., Reis, C., & Weise, L. S. (2024). Comunicação sistêmica entre sustentabilidade e direito. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 59–70. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4823

Edição

Seção

Artigos