Optometria no Brasil

trajetória da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4676

Resumo

A produção científica é constituída pela construção do conhecimento científico. As ciências da saúde constituem uma área de conhecimento de importante interesse social e econômico; portanto, uma análise das produções científicas de pesquisadores brasileiros sobre a Optometria pode contribuir para melhorar o nível de pesquisa nessa ciência. É uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, que tem como objetivo investigar a produção científica sobre a Optometria no período compreendido entre 2001 e 2021. A fonte de dados, assim como o procedimento de coleta, foi a pesquisa bibliográfica e documental. O levantamento dos dados da pesquisa foi realizado a partir da seleção de artigos, teses e dissertações. Foram selecionadas 38 produções científicas relacionadas à ciência da Optometria, sendo elas: artigos científicos (84,22%), dissertações de Mestrado (13,13%) e teses de Doutorado (13,15%). No período de 2001 e 2020, a publicação em Optometria teve menor expressão, havendo um aumento do número de publicações no ano de 2021. Em relação ao método, percebe-se maior quantidade de referências que se utilizaram do método qualitativo. O indexador com maior número de artigos é o Google Scholar (41,67%), seguido pelo Scielo (25%) e Latindex (22,22%). As produções científicas abrangem as áreas de conhecimento da Optometria, destacando-se: acuidade visual, erros de refração, acomodação visual, lentes e óculos.

Palavras-chave: Optometria. Produção científica. Conhecimento científico. Desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Suellen Cristine Haensch, Universidade do Contestado (UNC)

Especialista em Docência no Ensino Superior, pela Universidade do Contestado (UnC) (2014), Pós- Graduada em Alta Optometria, pela UnC (2005), Bacharel em Optometria pela UnC (2004). Atua no ensino, pesquisa e extensão do Curso de Optometria da Universidade do Contestado, na área da Optometria Clínica. No Ensino ministra disciplinas nas áreas de Optometria Pediátrica, Morfofisiologia Ocular, Optometria Clínica, Baixa Visão e Ortóptica. Na Extensão atua na Orientação e Supervisão dos Estágios Supervisionados Obrigatórios. Na área de pesquisa, participa como pesquisadora desde 2014 do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente ? NUPESC, da UNC. Em 2022, iniciou a participação no Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade, da UNC. Orientadora de trabalhos conclusão de curso de graduação, projetos de Iniciação Científica, divulgando seus resultados em eventos científicos, revistas e livros indexados nacionais e internacionais. É docente no Curso Bacharel em Optometria da UnC desde 2012. Atua como Coordenadora do Curso e da Clínica Universitária de Saúde Visual da UNC. Mestranda do Programa strictu sensu em Desenvolvimento Regional da UNC. Atua em consultório particular de Optometria, com 17 anos de efetivo exercício profissional, 07 anos de experiência na área da Educação Técnica e 10 anos de experiência em Docência no Ensino Superior.

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UNC

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Educação e Desenvolvimento Regional’.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Jacir Favretto, Universidade do Contestado (UNC)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1996), graduação em Administração pela Universidade do Contestado (2008), mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Doutorado do TECSI/EAC/FEA/USP, Departamento de Contabilidade e Atuária. Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado UnC, nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, Coordenador Operacional Local do Mestrado Associado em Sistemas Produtivos (UnC, Uniplac, Unesc, Univille). Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) nos cursos de Administração, Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicada à Gestão, Inteligência Empresarial, dados abertos, Observatórios de Informação e Sistemas de Produção.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Haensch, S. C., Gumbowsky, A., & Favretto, J. (2023). Optometria no Brasil: trajetória da produção científica. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 85–101. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4676

Edição

Seção

Artigos