Acesso ao saneamento básico no Ceará e sua relação com o desenvolvimento e a pobreza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4204

Resumo

Este estudo busca elaborar um panorama do acesso à água e ao esgoto no estado do Ceará, à luz dos conceitos multidimensionais de desenvolvimento e pobreza. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além de coleta, tabulação, descrição e análise de dados e informações acerca da situação do acesso aos serviços de saneamento básico, bem como de indicadores de desenvolvimento e pobreza. Como resultados, verificou-se que ainda persistem situações inadequadas ou mesmo de ausência dos serviços de saneamento às pessoas mais pobres, em particular. Quando se analisaram os dados por faixa de renda, foi possível verificar que as residências das populações mais pobres têm maior carência dessa infraestrutura básica. Os resultados mostram também que, ao longo da série histórica analisada para o Ceará, não houve mudanças expressivas nos indicadores considerados, sendo os serviços de coleta e tratamento dos esgotos os mais deficitários.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento humano. Pobreza multidimensional. Serviços de saneamento.

Biografia do Autor

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Extensão Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza. Ceará. Brasil.

Aline Maria Baldez Custódio, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2014). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2016). Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2018). Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Lima, F. A. X., & Custódio, A. M. B. (2022). Acesso ao saneamento básico no Ceará e sua relação com o desenvolvimento e a pobreza. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 331–356. https://doi.org/10.24302/drd.v12.4204

Edição

Seção

Artigos