População, território e estatísticas públicas

articulação entre academia e institutos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4199

Resumo

A produção do conhecimento na área de planejamento urbano e regional e demografia no Brasil é diversa, seja do ponto de vista teórico-metodológico, temático ou institucional. O programa de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas é sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, um órgão do IBGE. Baseado nessa vinculação, o programa tem seus objetivos estratégicos definidos tanto pelos desafios científicos da área como do IBGE, fomentando o avanço do conhecimento acerca da produção de estatísticas públicas e das condições de vida da população, especificamente em relação à dinâmica populacional e territorial. Até 2021 o programa já havia formado 388 mestres e 16 doutores, tendo egressos atuando em instituições públicas e privadas, no Brasil e em outros países. Aponta-se como seu principal desafio atual a consolidação do doutorado, o que envolve a ampliação do impacto científico de sua produção e ampliação da atuação dos egressos desse nível.

Palavras-chave: Demografia. Dinâmica Territorial. Produção de Estatísticas Públicas.

Biografia do Autor

César Augusto Marques da Silva, Escola Nacional de Ciências Estatísticas /IBGE

Doutor em Demografia. Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. Rio de Janeiro. Brasil.

Ana Carolina Soares Bertho, Escola Nacional de Ciências Estatísticas /IBGE

Doutora em Demografia. Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. Rio de Janeiro. Brasil.

Pedro Luís do Nascimento Silva, Escola Nacional de Ciências Estatísticas /IBGE

Doutor em Estatística. Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica. Rio de Janeiro. Brasil.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Silva, C. A. M. da, Bertho, A. C. S., & Silva, P. L. do N. (2023). População, território e estatísticas públicas: articulação entre academia e institutos de pesquisa. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 240–262. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4199