Análise da dinâmica do emprego nas regiões turísticas paranaenses

uma abordagem pelo método shift-share

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4060

Resumo

O setor de turismo tem se firmado como uma importante atividade econômica, sendo capaz de fomentar a geração de emprego, renda e desenvolvimento. Há décadas o país vem buscando decentralizar as ações no setor, cujo foco maior se encontra na regionalização. Diante disso, esse estudo teve por objetivo analisar a dinâmica do emprego formal nas 14 regiões turísticas do estado do Paraná, considerando seus componentes estruturais e diferenciais, no período de 2013 a 2019. Com isso, adotou-se como procedimento metodológico o método shift-share. Os resultados evidenciaram um baixo dinamismo sob o enfoque do crescimento do emprego, sendo que em quatro regiões houve retração na variação líquida de empregos no período. Além disso, constatou-se regiões turísticas que não se encontram especializadas no turismo, sendo que, em metade delas, sequer foi verificada a presença de vantagens locacionais.

Palavras-chave: Turismo. Emprego. Estado do Paraná. Shift-share.

Biografia do Autor

Edson Santos Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão. Paraná. Brasil.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Tecnologia e Desenvolvimento. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Melo, E. S., & Marini, M. J. (2022). Análise da dinâmica do emprego nas regiões turísticas paranaenses: uma abordagem pelo método shift-share. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 357–379. https://doi.org/10.24302/drd.v12.4060

Edição

Seção

Artigos