Logística reversa e descarte de resíduo eletroeletrônico em Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4019

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar se há um tratamento adequado ao resíduo eletroeletrônico em Goiânia, Goiás. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da Sociedade do Risco, de Ulrich Beck. Busca-se compreender a relação entre sociedade e meio ambiente, sendo o risco ambiental e a deterioração ecológica consequências do modelo de produção e consumo da sociedade moderna, estando os eletroeletrônicos no topo dessa cadeia. Para a consecução do objetivo proposto, foi feita uma pesquisa junto a órgãos e instituições que prestam serviços ligados ao meio ambiente, a saber: Agência Municipal de Meio Ambiente, órgão público municipal responsável por esse descarte; Aterro Sanitário Municipal, local de recolhimento de todos os resíduos produzidos em Goiânia; e uma empresa privada, que também realiza a coleta desses resíduos no município. Como resultado da pesquisa, pode-se afirmar que a Agência Municipal de Meio Ambiente ainda não conseguiu implantar uma política que organize e garanta um destino adequado aos resíduos; no Aterro Sanitário, esse descarte não é permitido, por ser considerado perigoso. Contudo, em visita ao local, constatou-se que esses resíduos são descartados em pequenas quantidades.

Palavras-chave: Logística Reversa. Lixo Eletroeletrônico. Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Cabral, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia. Goiás. Brasil.

Ycarim Melgaço Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutor em Economia-Unicamp e em Administração de Organizações na FEA-RP USP. Professor Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia. Goiás. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Cabral, M. A., & Barbosa, Y. M. (2022). Logística reversa e descarte de resíduo eletroeletrônico em Goiânia. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 187–201. https://doi.org/10.24302/drd.v12.4019

Edição

Seção

Artigos