Caracterização dos produtores rurais e sistema produtivo da viticultura no Planalto Norte Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3739

Resumo

Devido as condições edafoclimáticas do Planalto Norte Catarinense, entende-se que a região apresenta potencial para a viticultura. No entanto, são escassas as informações relacionadas a produção de uvas, bem como uma caracterização dos viticultores e características do sistema produtivo. Nesse contexto, tem-se como objetivo do trabalho, caracterizar o perfil do viticultor, e características do sistema produtivo na região do Planalto Norte Catarinense. A metodologia utilizada no trabalho foi um estudo de caso com os produtores de uva na região do Planalto Norte Catarinense. A coleta das informações ocorreu entre os meses de junho e agosto de 2019, através de um questionário, sendo realizado presencialmente com cada produtor rural. A análise e interpretação dos dados foram realizadas de forma ampla, correlacionando com outros conhecimentos e comparando com outros estudos. Apesar do cultivo da videira e seu processamento já serem realizadas a anos, verifica-se um volume baixo desses produtos elaborados, sendo o suco de uva o produto mais elaborado. A variedade mais cultivada na região é a Bordô, predominando o sistema de sustentação Latada, destacando-se o espaçamento de 3,0 x 2,0 m. Tendo o controle de pragas e doenças como principal entrave de produção, aliado a grande diversidade de variedades cultivadas, de sistemas de sustentação utilizados, e de espaçamentos de plantas no vinhedo,  conclui-se que a atividade ainda carece de pesquisa e assistência técnica, a fim de orientar os produtores rurais a adotaram as variedades mais adaptadas em sistemas de cultivo que otimizem a produtividade sem que haja perda da qualidade da uva.

Palavras-chave: Vitis spp. Desenvolvimento regional. Suco de uva, Vinho de Mesa.

Biografia do Autor

Douglas André Wurz, Instituto Federal de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Produção Vegetal. Instituto Federal de Santa Catarina. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Jessiane Mary Jastrombek, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheira Agrônoma, Doutoranda em Produção Vegetal. Universidade do Estado de Santa Catarina. Lages. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Wurz, D. A., & Jastrombek, J. M. (2022). Caracterização dos produtores rurais e sistema produtivo da viticultura no Planalto Norte Catarinense. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 424–435. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3739

Edição

Seção

Artigos