A educação de jovens e adultos no município de Bagé/RS e as percepções dos atores sociais sobre a educação empreendedora no território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3731

Resumo

O presente artigo realiza uma análise sobre a percepção de atores sociais quanto à Educação Empreendedora proposta por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no território de Bagé/RS. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com a utilização de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica e entrevistas, envolvendo 59 sujeitos, entre eles alunos, técnicos e gestores de escolas públicas que oferecem o EJA no município de Bagé/RS. A bibliografia especializada reitera que iniciativas relacionadas ao empreendedorismo, quando inseridas no processo de ensino e aprendizagem formal, ampliam a qualidade de vida, beneficiam comunidades menos privilegiadas e concretizam processos de transformação pessoal. Embora alguns alunos tenham manifestado pouca motivação e/ou interesse em empreender, observa-se que, em sua maioria, aqueles que tiveram a oportunidade de contato com a Educação Empreendedora evidenciaram possuir satisfação e reconhecimento quanto à importância desta temática. Outrossim, o envolvimento, o comprometimento e a motivação de todos os atores sociais analisados foi determinante para a efetivação da Educação Empreendedora no território analisado. 

Palavras-chave: Educação Empreendedora. Atores regionais. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

João Mendes Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul – RS – Brasil.

Cidonea Machado Deponti, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional –PPGDR/UNISC. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Sociologia Universidade de Osnabrück. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional –PPGDR/UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Rosane Bernardete Brochier Kist, Secretaria de Políticas Públicas da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Doutora em Serviço Social PUC-RS. Professora. Secretaria de Políticas Públicas da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Costa, J. M., Deponti, C. M., Brose, M. E., & Kist, R. B. B. (2022). A educação de jovens e adultos no município de Bagé/RS e as percepções dos atores sociais sobre a educação empreendedora no território. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 502–520. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3731

Edição

Seção

Artigos