Inovação em cooperativas para uma transição energética na Região Centro/RS

uma abordagem policêntrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3685

Resumo

A Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas estabeleceu que o Estado seria responsável pelo redirecionamento da economia para a adaptação climática. Ao longo da primeira década, componentes centrais para a adaptação, como a transição energética ou a expansão da bioeconomia, não se tornaram políticas públicas. Esse artigo busca contribuir ao argumento, ainda pouco valorizado no debate, de que o cooperativismo apresenta potencial significativo para o avanço dessa agenda. Para tanto, utiliza a abordagem policêntrica, desenvolvida por Elinor Ostrom, na interpretação de que a transição rumo à maior sustentabilidade no Rio Grande do Sul pode ocorrer a partir de inovações simultâneas e independentes em múltiplas escalas. Visando a concretizar esse argumento, o artigo registra quatro inovações em curso na Região Centro, estabelecidas de forma autônoma e voluntária por parte de cooperativas em suas áreas de atuação. Entre os resultados, destaca-se que essas iniciativas permitem a democratização do controle sobre o capital, a redução das emissões de gases de efeito estufa, assim como a geração de energia de fontes renováveis, oportunizando novas cadeias produtivas no meio rural e evitando o imobilismo de aguardar pela ação do Estado.

Palavras-chave: Adaptação climática. Geração distribuída. Bioeconomia. Cooperativismo.

Biografia do Autor

Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Sociologia Política. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/UNISC. Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Brose, M. E. (2022). Inovação em cooperativas para uma transição energética na Região Centro/RS: uma abordagem policêntrica. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 58–76. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3685