Delimitação geográfica de área

o caso de Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região Serrana de São Joaquim, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3274

Resumo

A indicação geográfica é um conceito de grande importância pois valoriza as particularidades de diversos produtos de diferentes regiões, e consequentemente, os territórios de ocorrência desses produtos. Este estudo objetivou realizar a delimitação geográfica da área de produção de maça Fuji da Região de São Joaquim, SC, através da utilização e sobreposição de critérios climáticos, fitogeográficos, fenológicos e produtivos. Através do estudo verifica-se que a região é propícia ao cultivo da maçã Fuji por apresentar, em sua grande maioria, regiões com altitude superior a 1000 m e temperaturas mais baixas, tanto durante o inverno quanto no período de pré-colheita. Estas condições garantem frutos mais doces, com melhor coloração, maior tamanho e um período maior de conservação, refletindo na obtenção de produtos de qualidade única e específicos da região de São Joaquim. O clima, a localização dos produtores e packing house foram os fatores que delimitaram a área geográfica. A denominação de origem da maça Fuji da região de São Joaquim possui área de 4.928 km2, correspondendo a 5,15 % do território catarinense. Pode-se inferir que as indicações geográficas se consolidaram como uma forte opção para uma nova etapa de desenvolvimento territorial brasileiro, uma vez que pode agregar e gerar riqueza para os produtores, em especial os pequenos, movimentando a economia local, criando produtos típicos e tradicionais, com uma qualidade diferenciada.

Palavras-chave: Aptidão agrícola. Produtor rural. Denominação de origem. Critérios fitogeográficos. Desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Denilson Dortzbach, Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina.

Doutor em Agronomia-Ciência do Solo. Pesquisador da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Arcângelo Loss, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Agronomia-Ciência do Solo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Valci Francisco Vieira, Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Agente técnico de nível superior da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Wilian da Silva Ricce, Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina

Doutor em Agronomia. Pesquisador da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Kleber Trabaquini, Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina

Doutor em Sensoriamento Remoto. Pesquisador da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Agronomia-Ciência do Solo. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica. Rio de Janeiro. Brasil.

Antonino José Jacques Gambôa Fernandez de Oliveira Netto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica. Rio de Janeiro. Brasil.

Renato Sinquini de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Agronomia-Ciência do Solo. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Dortzbach, D., Loss, A., Vieira, V. F. ., Ricce, W. da S. ., Trabaquini, K., Pereira, M. G., Oliveira Netto, A. J. J. G. F. de, & Souza, R. S. de . (2022). Delimitação geográfica de área: o caso de Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região Serrana de São Joaquim, SC . DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 110–126. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3274

Edição

Seção

Artigos