A diversidade dos arranjos sucessórios em propriedades rurais não agrícolas no noroeste do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3166

Resumo

Este artigo objetiva analisar as formas ou arranjos sucessórios realizados pelos filhos de agricultores cujas propriedades desenvolvem atividades não agrícolas. Foram realizadas entrevistas com 26 jovens no município de Crissiumal, localizado na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os jovens foram amostrados intencionalmente seguindo algumas características: residir no meio rural nas propriedades paternas ou estabelecidas de forma independente em outras propriedades; residir no meio rural, exercendo atividades não agrícolas, pluriativas ou para-agrícolas como forma de geração de renda. Os resultados mostram que as atividades não agrícolas são importantes na manutenção dos jovens no meio rural e na sucessão das propriedades, sendo possível encontrar três arranjos sucessórios: sucessão geracional, rural e hereditária. Isso significa dizer que a permanência dos jovens, filhos de agricultores, no meio rural perpassa a tradicional forma da sucessão geracional, a outros arranjos em curso quando se trabalha com possibilidades de atividades não agrícolas.

Palavras-chave: Continuidade. Meio Rural. Sucessão. Desenvolvimento Rural.

Biografia do Autor

Luana Cristina Duarte, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões. Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada do Departamento de Zootecnia e Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões. Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Mariele Boscardin, UFSM

Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Adriano Lago, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões. Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Duarte, L. C., Spanevello, R. M., Boscardin, M., & Lago, A. (2021). A diversidade dos arranjos sucessórios em propriedades rurais não agrícolas no noroeste do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 11, 1–20. https://doi.org/10.24302/drd.v11.3166

Edição

Seção

Artigos