Aplicativo WEBSIG na localização de recursos comerciais para o SICOM de Chapecó (SC-Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3043

Resumo

Um dos fatores que influenciam o desenvolvimento socioeconômico de um recorte territorial, figura a implantação de empreendimentos industriais e comerciais. Fatores como fluxo logístico, concorrência e desenvolvimento urbano do entorno influenciam na decisão do local de implantação do empreendimento. A obtenção destas informações não é simples, seja pelas inúmeras bases de dados, muitas vezes desencontradas ou pelas inexistências delas. Neste contexto, o objetivo é desenvolver um Sistema de Informação Geográfico na Web (WebSIG), aplicado à decisão de localização de empreendimentos comerciais, destinado ao Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM). A pesquisa é qualitativa, caracterizada como descritiva, e seguindo o rigor do estudo de caso, neste caso, a cidade de Chapecó. O WebSIG foi modelado e implementado valendo-se das tecnologias livres e open source. Através da aferição de critérios de eficácia e funcionalidade, e entrevistas a colaboradores do sindicato, o sistema de georreferenciamento desenvolvido mostra-se eficaz e funcional, ao marcar no mapa da cidade de Chapecó os empreendimentos do comércio em determinado bairro, e de uma determinada atividade econômica. Além de demarcar os empreendimentos, gráficos e indicadores do desenvolvimento urbano do bairro e da cidade, são ofertados ao usuário do sistema, permitindo que este realize comparações e triangulações de dados, que auxiliam na tomada de decisão do local de onde implementar o empreendimento a que se propõe.

Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfico. WebSIG. Desenvolvimento Regional. Localização de Empreendimentos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Henrichs, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Administração (UNOESC). Professor do curso de Sistemas de Informação da Unoesc. Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Jacir Favretto, Universidade do Contestado / Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Engenharia da Produção. Professor do Mestrado Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado e Professor dos cursos de graduação de Administração e Sistemas de Informação e Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó. Santa Catarina.  Brazil.

Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Henrichs, J. C., Favretto, J., & Bernardy, R. J. (2020). Aplicativo WEBSIG na localização de recursos comerciais para o SICOM de Chapecó (SC-Brasil). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 223–245. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3043