O lado humano das cidades inteligentes e o contributo do empreendedorismo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3040

Resumo

O conceito de cidade inteligente (CI) é um conceito promissor que tem acolhido uma atenção crescente quanto ao seu potencial para a melhoria da qualidade de vida das cidades. O conceito começou a ser disseminado tendo em mente a necessidade do uso das tecnologias de informação e comunicação para o incremento do bem-estar dos cidadãos. No entanto, as interpretações mais recentes do conceito apontam para a necessidade de uma visão mais holística de CI, que contemple outras caraterísticas relevantes para a dinamização e desenvolvimento urbano. Através do estudo de uma iniciativa de empreendedorismo social (CAIS - Associação de Solidariedade Social) que atua nas duas principais cidades Portuguesas, Lisboa e Porto, esta investigação pretende ajudar a compreender em que medida é possível tornar cidades inteligentes mais humanizadas e sustentáveis através do empreendedorismo social. O levantamento de dados foi feito recorrendo a uma triangulação de fontes, primárias e secundárias. Os resultados obtidos indicam que através de iniciativas de empreendedorismo social é possível contribuir positivamente para a criação de valor nas cidades, através da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e da resolução sustentável de alguns dos mais urgentes desequilíbrios sociais. A investigação indica que a adoção de uma estratégia assente na valorização da componente humana tem-se mostrado capaz de produzir uma resposta sustentável e de contribuir positivamente para outras dimensões das cidades inteligentes.

Palavras-chave: Cidades inteligentes. Empreendedorismo social. Valor social. Inovação social. Portugal.

Biografia do Autor

Susana Bernardino, Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto/Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)

Doutora em Gestão. Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto/Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (CEOS.PP/ISCAP/P.PORTO). Porto. Portugal.

José de Freitas Santos, Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto/Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Doutoramento (Escola de Economia e Negócios). Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto/Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (CEOS.PP/ISCAP/P.PORTO). Porto. Portugal.

José Cadima Ribeiro, Núcleo de Investigação em Polí?ticas Económicas e Empresariais???????. Universidade do Minho

Doutor em Economia. Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais. Universidade do Minho (NIPE/EEG/UMINHO). Braga. Portugal.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Bernardino, S., Santos, J. de F., & Ribeiro, J. C. (2020). O lado humano das cidades inteligentes e o contributo do empreendedorismo social. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 195–222. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3040