Entidades de mediação e constituição de parcerias institucionais locais

uma reflexão a partir do Famalicão made in, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2918

Resumo

Este texto apresenta o Famalicão Made IN, criado pelo município de Vila Nova de Famalicão, situado no Norte de Portugal, com a finalidade de contribuir para a constituição de uma rede de parcerias institucionais para o desenvolvimento do concelho. Tendo por base discussões teóricas sobre a relevância das parcerias de nível regional, pretende-se descrever a génese da atual estrutura Famalicão Made IN, identificar os seus papeis principais, na perspetiva das empresas do concelho e caraterizar alguns dos seus desafios no futuro próximo, também na perspetiva das empresas. O texto considera informação recolhida através de entrevistas realizadas a 4 promotores e gestores do Famalicão Made IN e a 16 empresas da mesma área geográfica e informação, de caráter etnográfico, recolhida no âmbito do acompanhamento do projeto “Emprego de Proximidade” que foi desenvolvido pelo Famalicão Made IN durante o ano de 2019.

Palavras-chave: Made IN. Parceria. Competência. Governança. Território.

Biografia do Autor

Emilia Rodrigues Araujo, Universidade do Minho

Doutora em Sociologia, professora auxiliar com agregação e investigadora na Universidade do Minho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal.

Débora Pereira, Universidade do Minho

Mestranda em Gestão de Recursos Humanos. Universidade do Minho/estagiária no Made IN (2019). Braga. Portugal.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Araujo, E. R., & Pereira, D. (2020). Entidades de mediação e constituição de parcerias institucionais locais: uma reflexão a partir do Famalicão made in, Portugal. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1123–1138. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2918

Edição

Seção

Artigos