Saúde e vulnerabilidade social

discutindo a necessidade de ações comunitárias com base em indicadores sociais no município de Taquara/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2849

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar os indicadores sociais do município de Taquara (Rio Grande do Sul, Brasil) discutindo acerca das intervenções realizadas em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da saúde, enquanto direito humano fundamental. Como metodologia se utilizou um estudo exploratório-descritivo. Realizou-se um levantamento dos indicadores sociais no município de Taquara, localizado no Vale do Paranhana (RS); a partir da obtenção dos dados, procedeu-se a análise descritiva e, paralelamente, a reflexão com base nas intervenções realizadas. Os resultados permitiram propor dois eixos temáticos, através dos quais foram realizadas as discussões: a) direitos humanos no território dos excluídos: desvelando os indicadores sociais; b) experiência de Intervenções em um território com vulnerabilidades sociais: desvelando a necessidade de práticas de cuidados e cidadania. Por fim, se conclui que a experiência de exercer a saúde no território demonstra que não é possível ignorar outros setores do âmbito social, requer a articulação de vários serviços e esferas governamentais. Faz-se necessária atuação veemente junto às autoridades municipais-regionais para fortalecer a execução de políticas públicas que visem às necessidades da população.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Enfermagem. Indicadores de Saúde. Políticas Públicas. Relações Comunidade-Instituição

Biografia do Autor

Edemilson Pichek dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestrando em Desenvolvimento Regional. Acadêmico das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Roberto Tadeu Ramos Morais, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Dilani Silveira Bassan Bassan, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Santos, E. P. dos, Morais, R. T. R., & Bassan, D. S. B. (2020). Saúde e vulnerabilidade social: discutindo a necessidade de ações comunitárias com base em indicadores sociais no município de Taquara/RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 885–904. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2849

Edição

Seção

Artigos