Caracterização espacial da modernização agrícola dos municípios do estado do Rio Grande do Sul (2010 e 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2804

Resumo

Este estudo tem por objetivo realizar uma caracterização espacial do processo da modernização agrícola dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados atuais do Censo Agropecuário de 2017 e o de 2006. Então, para explorar o fenômeno da modernização da agricultura, foram utilizadas técnicas de estatística multivariada e Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE). Os resultados encontrados indicam que há autocorrelação espacial positiva entre os municípios. Desta forma, identificou-se que os municípios que apresentaram alto Índice de Modernização Agrícola (IMA) estão rodeados por municípios vizinhos que apresentaram também IMA elevado, localizados nas mesorregiões do Noroeste, Nordeste e Centro Ocidental Rio-grandense, evidenciando um efeito de transbordamento na difusão dessas tecnologias entre eles. E os municípios gaúchos que apresentaram baixos valores no seu IMA também estão rodeados por municípios vizinhos que apresentaram baixos níveis desse mesmo índice, sugerindo um contágio da carência tecnológica na atividade agrícola. Esses resultados refletem as heterogeneidades tecnológicas agrícolas entre os municípios gaúchos, indicando que os fatores da modernização agrícola não influenciam apenas no desenvolvimento rural, mas também no desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Modernização Agrícola. Distribuição Espacial. Análise Fatorial. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Elisangela Gelatti, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo, ESALQ/USP. Bolsista Capes. Piracicaba. São Paulo, Brasil.

Angel Maitê Bobato, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo, ESALQ/USP. Bolsista Capes. Piracicaba. São Paulo, Brasil.

Clailton Ataídes de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM. Santa Maria. Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanclei Zanin, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo, ESALQ/USP e Pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul, Brasil.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Programa de Pós-Graduação de Economia e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, UFSM. Bolsista de Produtividade CNPq. Santa Maria. Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Gelatti, E., Bobato, A. M., Freitas, C. A. de, Zanin, V., & Coronel, D. A. (2020). Caracterização espacial da modernização agrícola dos municípios do estado do Rio Grande do Sul (2010 e 2017). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1079–1103. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2804

Edição

Seção

Artigos