Mudanças climáticas, comércio intranacional e exportações agrícolas à luz do modelo gravitacional

estimativas para o nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2771

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o efeito das mudanças climáticas sobre a capacidade de exportação dos estados da região Nordeste do Brasil. Em específico, buscou-se avaliar o efeito dos níveis de temperatura e precipitação sobre o volume de exportações de produtos alimentícios e animais vivos da região, bem como sobre as exportações intranacionais da região. A partir da abordagem de modelos gravitacionais, amplamente utilizada em estudos dos determinantes dos fluxos de comércio, foi possível estimar o efeito das mudanças climáticas nos fluxos de comércio. Os resultados encontrados apontam que o aumento de 1% na temperatura média dos estados da região acarretaria na redução das exportações intranacionais em 1,33% e na redução das exportações de produtos alimentícios e animais vivos em 8,68%. No tocante ao efeito da precipitação de chuvas, tem-se que o aumento de 1% na precipitação de chuvas acarretaria, em média, na elevação de aproximadamente 0,53% das exportações intranacionais. Todavia, em relação ao efeito desta variável sobre as exportações de produtos alimentícios e animais vivos da região não se captou significância estatística. Portanto, conclui-se que o aumento da temperatura impacta negativamente o volume de exportações da região.

Palavras-chave: Temperatura. Exportações. Dados em Painel. Mudanças Climáticas. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Joelson Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN). Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife. Pernambuco. Brasil. Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN), Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Santos, J. O., & Alves, J. da S. (2020). Mudanças climáticas, comércio intranacional e exportações agrícolas à luz do modelo gravitacional: estimativas para o nordeste brasileiro. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 324-347. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2771

Edição

Seção

Artigos