Produção de soja, desigualdades no campo e mudanças climáticas na região do Matopiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2703

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre produção de soja e desigualdade fundiária dos municípios e de renda dos estabelecimentos agropecuários da região do Matopiba, no período entre 2006 e 2017. Também de verificar se a expansão das áreas de sojicultura está associada as mudanças climáticas locais no período de 1999 a 2018. Para isso, os indicadores econômicos e fundiários dos municípios produtores - MPS e não produtores de soja - NPS foram comparados. Além disso, foi realizada a análise de correlação entre variáveis climáticas e a área destinada à soja. Os resultados indicam que o crescimento econômico dos MPS não reduz as desigualdades. Os MPS há mais de 30 anos são os que apresentaram maior crescimento econômico e concentração de renda, porém, sem alterações significativas na concentração fundiária. Os NPS apresentaram queda da desigualdade fundiária e de renda, embora sua renda total e suas áreas produtivas sejam menores que as dos MPS.  O tamanho das áreas de cultivo dessa conmoditie apresentou significativa relação com os efeitos indesejados o clima, como elevação das temperaturas médias e redução do volume de chuvas. Conclui-se que a sojicultura induz a um tipo de crescimento econômico que destoa dos princípios do desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Agricultura. Ambiente. Economia. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

João Francisco Severo Santos, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Graduado em Educação Física (UFSM, 1996) e Gestão Ambiental (FAEL, 2016), com mestrado em Educação Física - atividade física relacionada á saúde (UFSC, 2006), PhD (não reconhecido pela CAPES) em Psicologia - Saúde, Educação e Qualidade de Vida (AWU, 2008) e DSc em Ciências do Ambiente (UFT, 2020). Atualmente é Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Santos, J. F. S. (2020). Produção de soja, desigualdades no campo e mudanças climáticas na região do Matopiba. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 535–561. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2703

Edição

Seção

Artigos