Desenvolvimento regional do sudeste do Pará

baseado na aplicação do índice de desenvolvimento regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2666

Resumo

Este artigo examinou o processo de desenvolvimento regional do sudeste do Pará, identificado como a parte do Estado pertencente à região de referência denominada Centro Norte do Brasil. A metodologia utilizada foi o Índice de Desenvolvimento Regional e, como recorte temporal, os anos de 2000 a 2010. Os principais resultados apontam para uma região onde o município de Marabá se destaca como lugar central, mas Parauapebas e Tucuruí também têm destaque, de formas e intensidades diferentes. De modo geral, todos os municípios avançaram no conjunto dos indicadores. A região tem aptidão para crescimento sustentado em uma economia de base exportadora, necessitando investir em agregação de valor ao produto regional, fixar os ganhos e internalizar seus benefícios. Do ponto de vista do capital social, ocorreram melhoras no período analisado, havendo, porém, espaço para o fortalecimento do empoderamento da sociedade organizada.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Centro Norte. Sudeste do Pará. Índice de Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Erisvaldo de Oliveira Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas. Tocantins. Brasil. 

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo-PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da Universidade Federal do Tocantins. Palmas. Tocantins.

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Alves, E. de O., & Oliveira, N. M. de. (2020). Desenvolvimento regional do sudeste do Pará: baseado na aplicação do índice de desenvolvimento regional. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 512-534. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2666

Edição

Seção

Artigos