Usos exploratórios e sustentáveis da natureza no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Indaial-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2563

Resumo

O estudo trata das relações sociedade e natureza para compreender os usos exploratórios e sustentáveis da natureza das comunidades localizadas na zona de amortecimento (ZA) e entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI), especificamente no município de Indaial, Vale do Itajaí (SC). O objetivo da pesquisa é investigar a história dos usos dos recursos naturais da natureza antes e após a criação do PNSI em 2004. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter histórico baseada em fontes bibliográficas, especialmente regionais, e o acervo de transcrições e áudios de entrevistas do grupo de pesquisa. A identificação de iniciativas de usos sustentáveis nas comunidades consistiu na aplicação de questionários com proprietários de empreendimentos. A atividade de campo inclui a observação da paisagem para identificar o processo de ocupação e uso dos recursos naturais. Até a década de 1980 o desenvolvimento das comunidades associava-se basicamente à agricultura e exploração madeireira. A partir de 1990, leis ambientais proíbem a exploração da Mata Atlântica e rompem um período de intensa exploração. A criação do PNSI consolida o processo de proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos na região, que favorece a conservação dos atrativos naturais e propiciam o desenvolvimento de empreendimentos e atividades de lazer.

Palavras-chave: Parque Nacional da Serra do Itajaí. Comunidades de entorno. Indaial. Uso exploratório. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Gilberto Friedenreich dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Geografia, professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Martin Stabel Garrote, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Desenvolvimento Regional, pesquisador do Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-04-28

Como Citar

Santos, G. F. dos, & Garrote, M. S. (2020). Usos exploratórios e sustentáveis da natureza no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Indaial-SC. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 283-301. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2563

Edição

Seção

Artigos