Análise dos impactos socioambientais na zona costeira do município de Salinópolis/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2553

Resumo

A crescente exploração das zonas costeiras como atrativo turístico busca atender os interesses de pessoas que procuram manter um maior vínculo com a natureza. Nesse sentido, no estado do Pará, o município de Salinópolis destaca-se como um dos locais prioritários nas ações de governo ligadas ao turismo, apresentando um vasto conjunto paisagístico, resultante da interação de fatores naturais, que deram origem as praias locais e demais ecossistemas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar como as atividades turísticas praticadas em quatro praias do município de Salinópolis/PA afetam a qualidade socioambiental local. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica sobre o assunto, e posteriormente, a etapa de campo constituiu-se nos seguintes procedimentos: (i) registros fotográficos das áreas de estudo; e (ii) checagem de impactos por meio de listagem de controle de indicadores. A partir das análises da aplicação do checklist evidenciou-se uma grande problemática ambiental em ambos os trechos de pesquisa, estreitamente relacionada com a forma de apropriação e uso desses espaços. Os maiores impactos estavam no trecho do Atalaia, relacionado principalmente a questão dos resíduos sólidos ao longo da faixa praial, assim como no lançamento irregular de esgoto em determinados pontos. E na praia do Farol Velho, onde o avanço do mar tem provocado à destruição de ambientes construídos, estradas de acesso e demais infraestruturas urbanas. Além disso, identificou-se que, diversos tipos de ocupações dão-se de forma irregular e sem considerar as diretrizes estabelecidas nos instrumentos de gestão urbana, estimulando uma série de alterações na paisagem natural de ambas as extensões de praias.

Palavras-chave: Gestão ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. Gerenciamento Costeiro.

Biografia do Autor

Cézar Di Paula da Silva Pinheiro, Universidade Federal Rural Da Amazônia

Engenheiro Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA). Belém, Pará, Brasil.

Amanda Gama Rosa, Universidade Federal Do Pará

Mestre e Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Pará. Brasil.

Adriano Marlisom Leão de Sousa, Universidade Federal Rural Da Amazônia

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos – Universidade Federal Rural da Amazônia (ISARH/UFRA). Belém. Pará. Brasil.

Publicado

2020-04-23

Como Citar

Pinheiro, C. D. P. da S., Rosa, A. G., & Sousa, A. M. L. de. (2020). Análise dos impactos socioambientais na zona costeira do município de Salinópolis/PA. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 222-244. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2553

Edição

Seção

Artigos