Sistema de indicadores de qualidade ambiental urbana para metrópoles costeiras (SIMeC)

uma proposta de integração entre os indicadores e as políticas públicas incidentes em aglomerados urbanos costeiros

Autores

  • Nilton Manoel Lacerda Adão Faculdade de Tecnologia SENAI. Joinville
  • Marcus Polette Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2066

Resumo

O presente artigo objetiva associar o Sistema de Indicadores de Qualidade Ambiental Urbana para as Metrópoles Costeiras (SIMeC) com as políticas públicas incidentes para reforçar uma análise sistêmica e efetiva dos resultados monitorados por cada indicador. Trata-se de um sistema já aplicado nas Regiões Metropolitanas do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e no aglomerado urbano costeiro de Joinville (SC) e que, neste estudo, os seus indicadores foram associados à 19 políticas públicas incidentes em regiões metropolitanas e aglomerados urbanos costeiros. Este tipo de relação tem o intuito de contribuir para reduzir a lacuna existente no que se refere a monitorar as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos geograficamente localizados em áreas costeiras e a eficiência da aplicação das Políticas Públicas. Destarte, a contribuição deste artigo está em associar a Qualidade Ambiental Urbana com as especificidades das áreas costeiras e apresentar um instrumento para gestão costeira integrada diretamente associado às políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais.

Palavras-chave: Gestão Costeira. Políticas Públicas. Qualidade Ambiental Urbana. Indicadores.

Biografia do Autor

Nilton Manoel Lacerda Adão, Faculdade de Tecnologia SENAI. Joinville

Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor Formador do Instituto Federal de Santa Catarina.

Marcus Polette, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Adão, N. M. L., & Polette, M. (2019). Sistema de indicadores de qualidade ambiental urbana para metrópoles costeiras (SIMeC): uma proposta de integração entre os indicadores e as políticas públicas incidentes em aglomerados urbanos costeiros. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 284–301. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2066

Edição

Seção

Artigos