Tecendo vidas

artesanato em lã, saberes e identidade territorial no Pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2053

Resumo

O objetivo desse artigo foi pesquisar saberes e aspectos identitários relativos ao artesanato em lã no pampa brasileiro. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas oito entrevistas com artesãos e artesãs do município Santana do Livramento com auxílio de um roteiro de questões. Os artesãos e as artesãs resgatam a trajetória de suas vidas junto a essa paixão de tecer individualmente ou em grupo, de diferentes formas, preservando a rusticidade. Acompanhando as mudanças do mercado, somando os saberes repassados no interior da família e nos cursos, o artesanato em lã e as pessoas que o fazem garantem a vitalidade da identidade territorial do pampa a cada nova peça que produzem, carregada de significados.

Palavras-chave: Artesanato. Cadeia da lã. Saberes. Identidade territorial. Pampa brasileiro.

Biografia do Autor

Paulo Felipe Soares Biehl, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela UERGS, Especialista em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia pela UERGS.

Cassiane da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Tecnóloga em Agropecuária pela UERGS, Mestre em Extensão Rural pela UFSM e Doutora em Extensão Rural pela UFSM com Estágio na UNED Madrid. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Santana do Livramento. Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Biehl, P. F. S., & Costa, C. da. (2019). Tecendo vidas: artesanato em lã, saberes e identidade territorial no Pampa. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 331–346. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2053

Edição

Seção

Artigos