A região transfronteiriça da tríplice fronteira e a construção de um projeto integrado de desenvolvimento

Autores

  • João Marcos Borges Avelar UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR
  • Mirian Beatriz Schneider Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1951

Resumo

A tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú constitui-se em um importante centro comercial e turístico, permitindo que cidadãos do Brasil, Argentina e Paraguai compartilhem o mesmo território formando uma importante região transfronteiriça. Cada uma das cidades possui um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que atua na construção de um Projeto Integrado de Desenvolvimento, estabelecendo parcerias com entidades e empresas da região. A consolidação desse projeto depende da ação conjunta destas entidades, da legislação de cada país envolvido e do comprometimento dos governos municipais com o desenvolvimento regional. O grande desafio da construção de um Projeto Integrado de Desenvolvimento Regional está em promover a cooperação entre os agentes locais, o setor produtivo e os governos locais de forma a resolver os problemas comuns existentes. O objetivo deste trabalho é o de identificar se há no local um Projeto Integrado de Desenvolvimento e como as lideranças políticas e sociais atuam nesta direção. Foi utilizada a metodologia do Hexágono do Desenvolvimento Regional e a aplicação de questionários semiestruturados para lideranças das três cidades. Os resultados obtidos indicam que embora haja um trabalho consistente dos atores locais, ainda não foi possível consolidar um Projeto de Desenvolvimento Integrado para a tríplice fronteira.

 Palavras-chave: Tríplice fronteira. Região Transfronteiriça. Desenvolvimento Regional. 

Biografia do Autor

João Marcos Borges Avelar, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR

Diretor da Universidade Estadual do Paraná - Unespar campus de Campo Mourão, professor do Colegiado de Administração. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR e Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNIOESTE.

Mirian Beatriz Schneider, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, do Programa de Pós Graduação em Economia e do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE.
Pesquisadora do GEPEC

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Avelar, J. M. B., & Schneider, M. B. (2019). A região transfronteiriça da tríplice fronteira e a construção de um projeto integrado de desenvolvimento. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 179–203. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1951

Edição

Seção

Artigos