A desigualdade social dos municípios do Rio Grande do Sul

uma análise para os anos de 2000 e 2010

Autores

  • Jéssica Antunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Kalinca Léia Becker Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1938

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica dos padrões espaciais no território do Rio grande do Sul, com o intuito de explicar como se comporta a questão do desenvolvimento nesse estado, suas peculiaridades, causas e desdobramentos. O estudo utiliza os dados do IDHM e suas três dimensões: renda, longevidade e educação e faz uma comparação entre os anos de 2000 e 2010. Busca-se também analisar como os gastos públicos em saúde e educação estão associados ao bem-estar da sociedade. Percebe-se que os melhores índices estão concentrados nas regiões norte e metropolitana do estado tanto em 2000 quanto em 2010, evidenciando a desigualdade na distribuição espacial do IDHM. Além disso, contatou-se que existe uma relação positiva entre o IDHM e os gastos per capita em saúde e saneamento e educação e cultura.

Palavras-Chave: IDHM. Desenvolvimento. Rio Grande do Sul. Municípios.

Biografia do Autor

Jéssica Antunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Maria.

Kalinca Léia Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais, Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas e colaboradora no Programa de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria. Doutora (2013) e Mestre (2009) em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: economia social, econometria aplicada e administração pública.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Oliveira, J. A. de, & Becker, K. L. (2019). A desigualdade social dos municípios do Rio Grande do Sul: uma análise para os anos de 2000 e 2010. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 221–242. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1938

Edição

Seção

Artigos