A influência da cultura na adoção de inovações tecnológicas por estudantes do ensino médio das escolas privadas de Florianópolis

um estudo de caso

Autores

  • José Lindolfo Deschamps Junior Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Alexssandro Pereira de Couto UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Denise Del Prá Netto Machado UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Nei Antonio Nunes UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1886

Resumo

O presente estudo visa identificar a influência da cultura na adoção de inovações tecnológicas nos estudantes da rede privada de Florianópolis. Foi realizada uma pesquisa com a aplicação de 250 questionários  em alunos  do 1º ao 3º ano do ensino médio de uma  grande rede de escolas privadas na cidade de Florianópolis. Este estudo traz uma abordagem quantitativa com a análise de frequência das respostas e o uso da técnica de Análise de Variância ou ANOVA.  Como resultados percebeu-se a tendência dos estudantes ao individualismo e a baixa distância do poder. Na dimensão de adoção de inovação tecnológica, os índices demonstraram uma alta tendência dos estudantes à adoção de inovações.

Palavras-chaves: Inovação Tecnológica. Dimensões da Cultura. Instituição de Ensino.

Biografia do Autor

José Lindolfo Deschamps Junior, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando em Administração

Pesquisador da área de inovação e tecnologia

Alexssandro Pereira de Couto, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade da Região de Joinville (2008), Pós-graduação em administração pela Universidade Franciscana do Paraná (2010) e discente do curso de Mestrado em Administração da Unisul em Florianópolis SC.

Denise Del Prá Netto Machado, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (1984), mestrado também pela UFSC (1996), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP - EAESP/FGV - (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) ? Grupo de Pesquisa CULTI. Atuou como professora titular na Universidade Regional de Blumenau (FURB) nos Programas de Pós-Graduação em Administração (mestrado), Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (mestrado e doutorado) no período de 1988 à agosto de 2015. Atualmente é professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGA/UNISUL e membro do Comitê Científico da área de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT&I) da ANPAD.

Nei Antonio Nunes, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH). Bacharel em Filosofia (UFSC), Mestre em Educação (UFSC) e Doutor em Sociologia Política (UFSC). Em 2011, fez o Estágio de Doutorado (Modalidade Sanduíche) no Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI) da Universidade do Porto (Portugal). Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Deschamps Junior, J. L., Couto, A. P. de, Machado, D. D. P. N., & Nunes, N. A. (2018). A influência da cultura na adoção de inovações tecnológicas por estudantes do ensino médio das escolas privadas de Florianópolis: um estudo de caso. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 42–58. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1886

Edição

Seção

Artigos