Dinâmica locacional da estrutura produtiva nas mesorregiões do Ceará nos anos de 2005 e 2015

Autores

  • Natanael Pessoa Lustoza Universidade Regional do Cariri
  • Denis Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Francisco do O' de Lima Júnior Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1881

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral estudar a dinâmica locacional das atividades econômicas no Estado do Ceará a partir de suas mesorregiões, nos anos de 2005 e 2015. Para tanto, os dados básicos utilizados para a construção dos indicadores referem-se aos empregos formais classificados por setores entre as mesorregiões do estado do Ceará, obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os principais resultados apontaram a mesorregião do Jaguaribe como mais especializada no ramo agropecuário tanto em 2005 (8,43) quanto 2015 (9,71) demonstrando a influência da modernização agrícola nesta região. A mesorregião Metropolitana de Fortaleza apresentou desempenho significativo no setor de Comércio e Construção Civil, em ambos anos analisados, demonstrando especialização no setor. Embora tenha diminuído a concentração no setor industrial da mesorregião, cabe destacar que essa reorientação espacial na Indústria foi destinada a municípios que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza, reafirmando, assim, a apropriação espacial pela reestruturação produtiva. Os setores de serviços e comércio apresentaram um alto grau de especialização e foram os mais significativos entre as mesorregiões cearenses nos anos analisados. Por outro lado, o setor de Construção Civil está concentrado nas mesorregiões Metropolitana de Fortaleza (1,19) e Norte Cearense (1,02), no ano de 2015.

Palavras-chave: Dinâmica Locacional. Mesorregiões Cearenses. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Natanael Pessoa Lustoza, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN); Pesquisador do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU-URCA). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Francisco do O' de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP)

Professor Associado do Departamento de Economia da URCA;

Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES-UERN);

Pesquisador líder do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU-URCA).

Crato, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Como Citar

Lustoza, N. P., Alves, D. F., & Lima Júnior, F. do O. de. (2019). Dinâmica locacional da estrutura produtiva nas mesorregiões do Ceará nos anos de 2005 e 2015. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 77–93. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1881

Edição

Seção

Artigos