Mercado do biodiesel no Brasil

uma análise da produção, desenvolvimento tecnológico e objetivos sociais do PNPB

Autores

  • Vinícius Souza Ribeiro Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia (IFTO)/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1825

Resumo

Com a criação, em 2004, do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel) que introduziu o biodiesel na matriz energética nacional, priorizando o fornecimento da matéria prima pela agricultura familiar, foi criada uma cadeia produtiva com potencial de capilaridade nacional. Após esses mais de dez anos de produção do biocombustível no Brasil, o objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise do mercado nacional do biodiesel, sem perder de vistas os objetivos sociais do programa, tomando como base de discussão a organização da oferta e do desenvolvimento tecnológico no setor. Para tanto fez uso da análise espacial da organização produtiva, dos projetos de P&D e dos depósitos de patentes. Como resultados, apontou que o desenvolvimento tecnológico do biodiesel brasileiro está concentrado espacialmente e a linha de impulso para inovação da cadeia é o tipo science-push e com baixo grau de cooperação entre as empresas e as universidades. Também concluiu que as invenções patenteadas não se configuraram em inovações, tendo em vista a inexistência de contratos de transferência de tecnologia. Por fim, a pesquisa refletiu acerca da relação entre empresas, instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e suas implicações e desafios no que se refere aos objetivos de desenvolvimento regional e inclusão da agricultura familiar presentes no PNPB.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Inovação. Distribuição espacial.

Biografia do Autor

Vinícius Souza Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia (IFTO)/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós Graduado em MBA em Gestão Empresarial (UFT). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do departamento de Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Câmpus Palmas. Tem experiência e interesse nas áreas de Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Energias Renováveis, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Ribeiro, V. S. (2018). Mercado do biodiesel no Brasil: uma análise da produção, desenvolvimento tecnológico e objetivos sociais do PNPB. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 18–41. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1825

Edição

Seção

Artigos