CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DO ATLETISMO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marilândia do Nascimento Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.185

Palavras-chave:

Atletismo. Ludicidade. Práticas Pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa visa levantar na literatura nacional as contribuições que a inserção do atletismo no ensino fundamental pode trazer para a formação do indivíduo. Não apenas fisicamente, mas emocionalmente, psicologicamente e cognitivamente, isto é, sua formação no todo. Para que o ensino do atletismo seja difundido nas aulas de educação física, algumas barreiras estruturais e sociais deverão ser superadas. Novas metodologias e práticas pedagógicas são necessárias e a ludicidade vem tomando seu espaço como metodologia gerando resultados positivos no ensino do atletismo no ensino fundamental. O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, levantando dados primários sobre o tema estudado, embasados em autores conceituados na área da educação física e da pedagogia. O que se pretende de forma indireta com o estudo é divulgar o atletismo de forma crítica no seu contexto socioeconômico e cultural.

Biografia do Autor

Marilândia do Nascimento, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Física – UNC, Professora de Educação Física do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais.

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Nascimento, M. do. (2012). CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DO ATLETISMO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 94-108. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.185

Edição

Seção

Artigos