Construção de brinquedos nas aulas de educação física: educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.1965

Resumo

O objetivo deste texto é analisar os significados do brincar e da construção de brinquedos para crianças do Ensino Fundamental em uma situação planejada de oficina-aula de construção de brinquedos com materiais recicláveis, em uma perspectiva cultural articulada com a Educação Física Plural em interface com a educação ambiental. As crianças, ao serem incentivadas ao consumo de produtos que incluem os brinquedos, os jogos e objetos eletrônicos, podem não ter a oportunidade de refletir sobre eles tanto quanto ao construir brinquedos, criar novas maneiras de brincar no seu “tempo livre” e se conscientizar sobre questões relacionadas ao meio ambiente (consumo, reciclagem, preservação). Neste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, de tipo participante, constituindo-se em uma investigação de abordagem qualitativa. A proposta pedagógica do professor, oficina-aula, teve como estratégia a participação das crianças na dinâmica dessas atividades diversificadas, aguçando a curiosidade e o interesse de todos. Para a realização dessas oficinas-aulas foram utilizados materiais recicláveis como matéria-prima na produção dos brinquedos. Construir e brincar envolve cooperação, criatividade, preservação, reflexão e habilidades motoras, tão importantes para a formação do cidadão. Conclui-se que as crianças gostaram de brincar pelo fato de serem brinquedos construídos com materiais recicláveis. Além disso, as atividades estimularam a conscientização sobre a valorização do meio ambiente.

Palavras chave: Educação Física escolar. Educação Ambiental. Construção de Brinquedos. Ensino Fundamental I.

Biografia do Autor

  • Vinicius Aparecido Galindo, Centro Universitário do Norte Paulista

    Graduado em Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano, e também docente na instituição de ensino superior:  Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Lecionando nas disciplinas Educação Física Escolar/ Lazer e Recreação; Educação Física Adaptada e Metodologia dos Esportes Alternativos e Artes Marciais.

  • Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba, SP (UNIMEP)

    Postgraduate Program in Human Movement Sciences. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Universidade Metodista de Piracicaba, SP ( UNIMEP). Piracivaba, São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Galindo VA, Silva CL da. Construção de brinquedos nas aulas de educação física: educação ambiental. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 2º de maio de 2025];8:219-36. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/1965