Contaminação do leite materno por agrotóxicos e implicações na saúde infantil

uma revisão sistematizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.3986

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é uma via de eliminação de poluentes orgânicos persistentes, também conhecidos como agrotóxicos e pesticidas. Esta condição pode gerar conseqüências graves no crescimento infantil e alterações neurológicas em lactentes expostos a estes contaminantes. Objetivo: avaliar o impacto da contaminação do leite materno por agrotóxicos e suas implicações para saúde infantil. Métodos: as buscas desta revisão foram realizadas no PubMed, Medline e Scopus pelos descritores "Milk, Human", "Pesticide" ou "Residue Pesticide" e um total de 34 artigos foram selecionados. Resultados: Muitos estudos detectaram agrotóxicos no leite materno, especialmente organoclorados, em variadas concentrações. Dados controversos também foram identificaram em relação ao baixo nível dos pesticidas no leite e baixa avaliação de risco para lactentes. Houve associação entre o nível de contaminação com características maternas como número de gestações, idade, ocupação, condições sociais, de saúde e alimentação; e efeitos deletérios aos lactentes como alterações no crescimento infantil, na microbiota e comportamentais. Conclusão: a concentração de resíduos de agrotóxicos no leite materno se relaciona à características maternas. Lactentes mais expostos e de gestoras que apresentam maior vulnerabilidade podem apresentar efeitos deletérios à saúde, necessitando de avaliação pediátrica vigilante. As práticas do aleitamento materno e da minimização do uso de agrotóxicos devem ser sempre encorajadas.

Palavras-chave: Aleitamento materno; Agrotóxicos; Leite materno; Pesticidas.

Biografia do Autor

  • Amanda Souza Sandes, Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bahia. Brasil.

  • Tamires de Carvalho Amorim, Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bahia. Brasil.

  • Vitória Pinheiro de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Laise Cedraz Pinto Matos, Universidade Federal da Bahia

    Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Departamento de Ciência dos Alimentos. Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PIOS/UFBA). Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nutricionista pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Bahia. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Sandes AS, Amorim T de C, Queiroz VP de, Matos LCP. Contaminação do leite materno por agrotóxicos e implicações na saúde infantil: uma revisão sistematizada. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 15º de fevereiro de 2022 [citado 2º de maio de 2025];11:43-58. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3986