COVID-19 e doenças fúngicas invasivas

levantamento bibliográfico e patentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.3865

Resumo

Com o surgimento da pandemia da COVID-19, diversos fatores contribuem para que os pacientes infectados se tornem suscetíveis a infecções fúngicas oportunistas. O objetivo deste trabalho foi apresentar o panorama das pesquisas sobre a COVID-19 e sua associação com as infecções fúngicas causadas por C. auris e por fungos da ordem Mucorales, mapeando também o desenvolvimento de produtos e de processos através da busca de depósitos de patentes. A produção científica nos anos de 2020 e 2021, no PUBMED, sobre mucormicose mostrou que 23,7% dos artigos traziam associação com a COVID-19. Com o termo C. auris, 1,6% dos artigos relaciona-se ao novo coronavírus. Dos depósitos de patentes encontrados, 24,1% são depósitos que associam COVID e os agentes das infecções fúngicas. A crise sanitária oriunda da COVID-19, juntamente com a associação das infecções fúngicas, alavancou a produção de conhecimento, produtos e processos em curto espaço de tempo. Há produções científicas e patentárias de vários países do mundo que são extremamente importantes para orientar na melhor conduta a fim de evitar perdas de vidas humanas.

Palavras-chave: Candida auris; Fungo negro; Patentes.

Biografia do Autor

  • Virgínia Michelle Svedese, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia de Fungos e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

  • Esdras Santos Macedo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Univasf.

  • Isabela Ferreira Leão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Pernambuco. Brasil.

  • Michely Correia Diniz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Bióloga, Bacharel e Licenciada pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Associada da Univasf.  Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Macedo ES, Leão IF, Diniz MC. COVID-19 e doenças fúngicas invasivas: levantamento bibliográfico e patentário. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 15º de fevereiro de 2022 [citado 2º de maio de 2025];11:25-42. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3865