Ensino da semiologia a partir da mobilização dos alunos no contexto da pandemia

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/rmedunc.v3.5001

Palavras-chave:

COVID-19, Semiologia, Ensino médico

Resumo

A pandemia do COVID-19 trouxe um panorama totalmente desconhecido e cheio de incertezas na formação dos estudantes de medicina. Em curto espaço de tempo, as escolas médicas tiveram que se reinventar e implantar uma nova forma de ensinar medicina frente às medidas sanitárias de contenção da COVID-19, que previam entre outras ações, a suspensão das atividades presenciais tanto teóricas quanto práticas. Com a melhora da pandemia, alunos de medicina mobilizaram-se para a criação de um curso de extensão de semiologia, focado em aulas práticas, como forma de contornar as lacunas criadas pela pandemia. O presente relato de experiência tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelos alunos na criação e desenvolvimento do curso de semiologia, bem como a percepção dos alunos que frequentaram o curso sobre o processo de ensino da semiologia. A mobilização dos estudantes que propuseram o projeto de extensão e atuaram como monitores permitiu que os alunos participantes das atividades pudessem ter um maior contato com os pacientes e desenvolvessem as suas habilidades para realizar anamnese, exame físico e raciocínio clínico. O feedback desses alunos demonstra a importância de buscar alternativas para contornar a suspensão das aulas presenciais, principalmente em disciplinas em que a vivência prática é fundamental.

Biografia do Autor

  • Ivana da Rosa Iesbik, Universidade do Contestado (UNC)

    Médica graduada pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Aline Haag, Universidade do Contestado (UNC)

    Médica graduada pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Leonardo Trindade Buffara, Universidade do Contestado (UNC)

    Médico formado pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Fernando Tureck, Universidade do Contestado (UNC)

    Médico graduado pela PUC-PR, Especialista em Clínica Médica pela Unifesp-EPM; Mestre em Ciências da Saúde – Saúde Coletiva pela Unifesp-EPM. Docente do curso de Medicina da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Iesbik I da R, Haag A, Buffara LT, Tureck F. Ensino da semiologia a partir da mobilização dos alunos no contexto da pandemia: um relato de experiência. Rev med UNC [Internet]. 25º de junho de 2024 [citado 3º de maio de 2025];3:01-8. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/revmedunc/article/view/5001