Projeto de vida na BNCC e a influência das políticas educacionais neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2.5340

Resumo

Este artigo explora a influência do neoliberalismo no currículo do ensino médio brasileiro, com foco particular no conceito de "Projeto de Vida". Analisa-se como as características neoliberais, como a autonomia individual, a preparação para o mercado de trabalho, a meritocracia, a flexibilização curricular, o empreendedorismo, a redução do papel do Estado e a avaliação baseada em resultados, moldam a educação. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, baseando-se em análise de políticas educacionais, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que, embora o Projeto de Vida no ensino médio brasileiro reflita as tendências neoliberais, é essencial buscar um equilíbrio. É preciso garantir que, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho, o sistema educacional também os capacite a agir como cidadãos críticos e responsáveis, equipados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. O estudo revela que o Projeto de Vida, enquanto alinhado com a filosofia neoliberal, apresenta tanto potencialidades quanto limitações. Por um lado, promove habilidades relevantes para o mercado de trabalho e enfatiza a autonomia individual. Por outro, pode conduzir a uma educação limitada, focada excessivamente em resultados mensuráveis e na preparação para o mercado, em detrimento do desenvolvimento integral do aluno.

Palavras Chave: educação; ensino médio; projeto de vida; neoliberalismo.

 

 

Biografia do Autor

  • Eliete Cassia da Silva, Faculdade FacMais Inhumas

    Mestranda em Educação pelo Programa de Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa- Educação, Instituições e Políticas Educacionais – EIPE, pela Faculdade de Inhumas - GO. Licenciada em Letras pela UEG. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Mauá DF. Especialista em Planejamento Educacional e Docência Universitária pela UAB. Goiânia. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Eliete Cassia da. Projeto de vida na BNCC e a influência das políticas educacionais neoliberais. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, p. 44–53, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2.5340. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5340. Acesso em: 4 nov. 2025.