O ensino universitário como fase de transição e desenvolvimento. Desafios psicológicos enfrentados pelos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2.5372

Resumo

Este estudo investiga os impactos psicológicos enfrentados por estudantes durante sua formação acadêmica. Com base em uma análise de 21 alunos, examinou-se os níveis de estresse, ansiedade e os indícios de depressão. Os resultados revelam uma variedade de questões emocionais e mentais enfrentadas por esses estudantes, incluindo elevados índices de estresse, ansiedade grave e depressão moderada. Este artigo discute as possíveis causas desses impactos, como o ambiente acadêmico, as expectativas sociais e as demandas do currículo. Além disso, examinam-se os dados coletados para compreender os efeitos negativos e suas implicações para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes, encontrando expressivos resultados, com 62% da amostra apresentando ansiedade, 86% estresse altíssimo e 14% depressão severa juntamente com 38% da amostra apresentado depressão moderada.

Palavras-chave: saúde mental; estresse; ansiedade; depressão; saúde do estudante; universidades.

Biografia do Autor

  • Manuela Pozza Ellwanger, Universidade do Contestado

    Mestranda (Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

  • Maurício Pratzel Ellwanger, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrando em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

  • Giselle Caroline Fuchs, Universidade do Contestado

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado. Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil. 

  • Jair Zaleski, Universidade do Contestado

    Graduado em Direito (UNC), advogado, Especialista em em Direito Processual Civil (CESUSC) e Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ELLWANGER, Manuela Pozza; ELLWANGER, Maurício Pratzel; FUCHS, Giselle Caroline; ZALESKI, Jair. O ensino universitário como fase de transição e desenvolvimento. Desafios psicológicos enfrentados pelos alunos. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, p. 25–43, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2.5372. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5372. Acesso em: 4 nov. 2025.