Ensino de geografia e produção de vídeos: reflexões e possibilidades didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v13.6104

Resumo

A partir de experiências vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem da Geografia escolar, é notável que devido a crescente transformação diante das novas demandas sociais e tecnológicas, existe a necessidade de tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Devido a isso, existe a necessidade de incorporar novas linguagens dentro do ensino de Geografia, que permitam uma abordagem mais visual e prática, facilitando a compreensão das categorias espaciais e tornando a prática de ensino mais acessível e atraente. Nesse contexto, a temática central que norteia este artigo está baseada na produção de vídeos no contexto do ensino de Geografia e enquanto ferramenta que possui um potencial muito enriquecedor, capaz de ampliar a compreensão, a percepção e leitura dos espaços próximos aos estudantes. Como se trata da primeira parte de uma pesquisa, o artigo tem a pretensão de estabelecer o reconhecimento da temática através da pesquisa bibliográfica proporcionando mais informações sobre o assunto e servir para futuras discussões e novas abordagens para o tema proposto.

Palavras-chave: ensino de geografia; produção de vídeos; metodologia do ensino de geografia.

Biografia do Autor

  • Alanderson de Ávila Chechi, IFC Campus Brusque - SC

    Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO) no IFC Campus Brusque-SC. Brusque, Santa Catarina, Brasil. 

  • Aned Mafer Mattos Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

    Doutor pela Universidade Federal da Grande Dourados em Dourados – MS. Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba – MG e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) em Brusque - SC. Uberaba, Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

2026-02-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CHECHI, Alanderson de Ávila; FERNANDES, Aned Mafer Mattos. Ensino de geografia e produção de vídeos: reflexões e possibilidades didáticas. Profanações, [S. l.], v. 13, p. 1–24, 2026. DOI: 10.24302/prof.v13.6104. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/6104. Acesso em: 7 fev. 2026.