Os direitos humanos entre precariedade e vida nua: dialogando Judith Butler e Giorgio Agamben

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5781

Resumo

O presente artigo possui como objetivo principal dialogar as perspectivas de Judith Butler e de Giorgio Agamben a respeito da condição humana a partir da precariedade e da vida nua. Primeiramente, desenvolve-se pelo viés de Butler a subjetividade da precariedade representada através das vidas que são ou não passíveis de luto e  a partir da distribuição desigual da precariedade sobre determinados corpos. Posteriormente, apoiando-se em Agamben, desvela-se o paradigma da exceção na exclusão da vida nua do campo jurídico-político, bem como a presença do homo sacer na exceção e, consequentemente, enquanto corpo apartado do ordenamento. Da intersecção entre os dois autores problematiza-se a não incorporação das categorias de corpos apresentados no arcabouço do Direito e dos direitos humanos atual, emergindo a necessidade de se repensar esses mesmos paradigmas. Para alcançar os objetivos propostos, utiliza-se o método de abordagem dialético, o método de procedimento comparativo e a técnica de pesquisa bibliográfica. As respostas possíveis aos questionamentos oriundos da pesquisa revelam a premência do luto público, na constituição de uma ética da interdependência no campo dos direitos humanos a partir do diálogo proposto e desconstituindo a dinâmica de sacralização e sacrificialização de determinados sujeitos em detrimento de outras.

Palavras-chave: biopolítica; direitos humanos; homo sacer; precariedade; vida nua.

Biografia do Autor

  • Fernando Hoffmam, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES; Professor Adjunto I do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS); Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC) registrado junto à UFSM/RS e ao CNPQ; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculados ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

  • Tricieli Radaelli Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago/RS).

  • Carolina Bonoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFGRS), linha de Redes Sociais, Interações e Sociabilidades. Mestra em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Pesquisadora no Laboratório de Mídias, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS).

Downloads

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HOFFMAM, Fernando; FERNANDES, Tricieli Radaelli; BONOTO, Carolina. Os direitos humanos entre precariedade e vida nua: dialogando Judith Butler e Giorgio Agamben. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 765–795, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5781. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5781. Acesso em: 26 out. 2025.