IDENTIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE UM SERVIÇO POR MEIO DO MÉTODO DO PRC (ANALISE DE CONTRASTE DA PENALIDADE E RECOMPENSA): AVALIAÇÃO NO ATENDIMENTO BIBLIOTECÁRIO

Autores

  • Andreia Luciana da Rosa Scharmach Universidade do Contestado
  • Graziele Ninbla S. Trentini Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.53

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Qualidade, Serviços

Resumo

A qualidade na prestação de serviços é fator fundamental para a satisfação dos clientes e prosperidade de uma organização. Neste sentido este estudo teve como objetivo identificar a qualidade na prestação de serviços e a satisfação quanto ao atendimento bibliotecário da Universidade do Contestado – Campus Mafra, dos alunos da área de Ciênciais Sociais Aplicadas, através do método PRC – Análise de contraste da penalidade e recompensa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com escala de concordância, aplicado questionário contento 28 (vinte e oito) questões fechadas, elaboradao a partir das dimensões da qualidade. Por meio da análise fatorial e do método PRC (análise de contrastes e penalidades) foi possível identificar a qualidade dos serviços no atendimento bibliotecário. Os resultados da análise dos dados na percepção dos acadêmicos, demonstrou uma leve concordância com a qualidade prestada nos serviços. Fica claro que ainda existe necessidade de melhoria nos serviços prestados em decorrência da média geral de 5,03. Por meio da aplicação do método PRC, observa-se que as dimensões em estudo apresentam-se em sua totalidade com mais penalidades do que recompensas, o que representa maior decréscimo da satisfação. Os resultados alcançados servem de embasamento para a tomada de decisões pelos gestores da instituição em análise inerente à satisfação do atendimento bibliotecário e para outros estudos pertinentes.

Biografia do Autor

  • Andreia Luciana da Rosa Scharmach, Universidade do Contestado
    Mestre em Administração pela FURB e Professora da Universidade do Contestado
  • Graziele Ninbla S. Trentini, Fundação Universidade Regional de Blumenau
    Mestre em Administração pela FURB

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Artigos

Como Citar

SCHARMACH, Andreia Luciana da Rosa; TRENTINI, Graziele Ninbla S. IDENTIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE UM SERVIÇO POR MEIO DO MÉTODO DO PRC (ANALISE DE CONTRASTE DA PENALIDADE E RECOMPENSA): AVALIAÇÃO NO ATENDIMENTO BIBLIOTECÁRIO. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. p. 159–170, 2012. DOI: 10.24302/agora.v17i1.53. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/53. Acesso em: 1 maio. 2025.